A
construção do conhecimento (8) M
Feiras e feirantes de um comércio
cigano e nômade, itinerantes e errantes, levavam alimentos e conhecimentos a
outras paragens, com viagens e carruagens, lambretas e carretas. Um dia se
estabilizaram e criaram raízes, formaram seus armazéns para estoques e vendas,
de mantimentos e implementos. Bodegas e armazéns, comércios de secos e
molhados, evoluíram para mercadinhos e mercados. A iniciativa privada com mais
recursos financeiros, detentora de mais conhecimentos logísticos,
administrativos, e comerciais transformou mercados em supermercados. Com o
tempo e a expansão dos negócios, com crescimentos horizontais e verticais,
chegaram aos hipermercados.
Supermercados agora
funcionam de ancora comercial, com pequenas lojas em seu entorno interno ou
externo, oferecendo produtos e serviços não tão comuns ao interior dos antigos
mercados, como produtos e serviços da linha automotiva. Lojas com produtos e
públicos específicos como farmácias e revistarias. Espaços destinados a serviços,
como terminais eletrônicos bancários e loterias. Empreendedores individuais
como chaveiros e engraxates. Pequenas empresas como manicures e cabeleireiros. Lojas
de porte como sapatarias e boutiques, pizzarias e lanchonetes. O modelo de
mercado “hiper” dá oportunidade a outros negócios criando um ambiente
comercial. Expande e aumenta suas atividades, atrai novos clientes, fidelizam
uma clientela. Pratica a comercialização de produtos próprios e de terceiros; a
comercialização de serviços, tornando-se um administrador de um condomínio
comercial, o hipermercado.
Algumas cidades ainda
possuem ou preservam seus antigos mercados municipais. Locais onde pequenos
produtores levam suas produções diariamente para ser comercializada com a
população local. Andar pelos corredores de um mercado municipal leva a
conhecimentos sobre hábitos e costumes do local. Hábitos do “dicumer” e do
“dibeber”, da criação e da plantação, da cultura e da formação.
Feiras e antigos mercados em
pequenas cidades ofereciam produtos de uma antiga classificação biológica dos
seres vivos, os dois grandes reinos: dos animais e dos vegetais. As novas
gerações comerciais de mercados oferecem serviços e produtos de uma nova
classificação adotada com a evolução da biologia, agora em cinco grandes reinos,
denominados como: moneras e protistas, fungos, animais e plantas.
Andar entre as gôndolas de
um super ou hiper, um gama de informações e conhecimentos são oferecidos e
ofertados nas prateleiras. Produtos em diversas modalidades de pesos, volumes e
tamanhos. Desde a unidade ao atacado, dúzias e dezenas. Passando por diversas
medidas de tamanhos e volumes, passando por litros e mililitros, por quilos e
gramas, por metros e centímetros, raios e diâmetros. Embalados em potes e
pacotes; latas, caixas e garrafas.
Órgãos e instituições
governamentais de controles de pesos e medidas orientam os consumidores a
denunciar produtos com quantidades ou conteúdos a menor dos que descritos na
embalagem. Produtos já conhecidos e reconhecidos pelo público com embalagens
novas e diferenciadas são obrigados por lei a informar novos ingredientes e novos
componentes, novas adições e novas subtrações. Novos pesos e volumes de maneira
clara, legível e destacada, a fim de evitar enganos por parte do consumidor, já
habituado com a embalagem anterior. Todo comercio é obrigado por lei manter a
vista e ao alcance do cliente o CDC, código de defesa do consumidor.
Cada produto alimentício, por
exigência de lei, deve conter impresso na embalagem a sua composição e
ingredientes; datas de fabricação e de validade, carimbos das inspeções sanitárias
e públicas cabíveis ao produto. Percentuais lipídicos, teores de sódio e açúcares,
valores calóricos. Informações importantes a dietas de hipertensos e diabéticos.
SACs – Serviços de Atendimento ao Consumidor. Outras informações possíveis de
serem encontradas: valores nutricionais, valores percentuais para dietas diárias
de duas mil calorias ou outros referenciais nutricionais, totais e por porção Restrições
a portadores de determinadas patologias. Modos e sugestões de preparos.
Produtos químicos e
farmacêuticos possuem nomes vulgares e científicos, princípios ativos e
antídotos. Datas anteriores e posteriores, descartes de embalagens e sobras de
produtos. Informações básicas nas embalagens e mais detalhadas em impressos
anexos. Outras informações podem estar contidas nas embalagens dos produtos: modos
de preparos, posologias e diluições; condições de armazenagem, prazos de usos e
desusos antes e depois de abertos. Destinados a bebes e crianças, jovens e
adultos; de uso agrícola ou de uso animal e veterinário. Elementos e
componentes nocivos á saúde e suas alternativas em casos de ingestão ou
inalação acidental. Telefones de emergência e orientação médica.
Uma aula em cada embalagem
que vai das compras ao local de uso ou consumo, aulas de química, física e
biologia; contabilidade, administração e gestão. A gestão da qualidade e da
validade, partir do que é colocado na prateleira da dispensa, do freezer ou
geladeira, três ambientes, três temperaturas. Três prazos e três modelos de
validades e condições de armazenamento.
Grandes mercados atacadistas
e varejistas ainda proporcionam uma aula de controles de estoque, no vai e vem
de empilhadeiras e paleteiras, movimentando mercadorias palatizadas do estoque
para a área de comercialização. Movimentam mercadorias estocadas no piso ou em
altas prateleiras suspensas, alcançadas por empilhadeiras. O trabalho de
reposição é completado por funcionários próprios, ou representantes dos fabricantes
de produtos oferecidos ao consumidor.
Depois da propedêutica entre
gôndolas e corredores do hipermercado, entre baias e vagas no estacionamento, são
as tarefas ou deveres levados para casa. A noção intuitiva de armazenar e
administrar estoques em casa, a intuição do sistema PEPS, o primeiro que entra
é o primeiro que sai. Produtos secos separados dos molhados, gelados e
congelados, comestíveis e não comestíveis, para uso animal ou humano, de higiene
ou de limpeza. Medicamentosos ou terapêuticos, de usos diferenciados.
Comunicologia: Produtos como
leite em embalagens, em caixas, do tipo longa vida ainda carecem de uma
observação e legislação na classificação. Três são as cores predominantes utilizadas
nas embalagens, azul, verde e vermelho. Mas cada fabricante ou envazador do
produto utiliza as cores com seu próprio critério, para indicar se o leite é integral,
desnatado ou semidesnatado. A padronização de cores predominantes nas
embalagens seria um fator importante para o consumidor ao escolher o tipo leite
desejado
FIM (8)
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Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 3/11/2013
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Jornal
de HOJE
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Roberto Cardoso
(Maracajá)
Estrategista
Reiki Master & Karuna Reiki Master
023.1461.13 CMEC
Cadastro Municipal de
Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes FUNCARTE Natal/RN
Cientista Social
Jornalista Científico
Colunista em Informática em Revista
Indicação ao Premio colunista na publicação:
“Informática em Revista"
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio
Grande do Norte)
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