domingo, 3 de novembro de 2013

A construção do conhecimento (8)

A construção do conhecimento (8) M



Feiras e feirantes de um comércio cigano e nômade, itinerantes e errantes, levavam alimentos e conhecimentos a outras paragens, com viagens e carruagens, lambretas e carretas. Um dia se estabilizaram e criaram raízes, formaram seus armazéns para estoques e vendas, de mantimentos e implementos. Bodegas e armazéns, comércios de secos e molhados, evoluíram para mercadinhos e mercados. A iniciativa privada com mais recursos financeiros, detentora de mais conhecimentos logísticos, administrativos, e comerciais transformou mercados em supermercados. Com o tempo e a expansão dos negócios, com crescimentos horizontais e verticais, chegaram aos hipermercados.
Supermercados agora funcionam de ancora comercial, com pequenas lojas em seu entorno interno ou externo, oferecendo produtos e serviços não tão comuns ao interior dos antigos mercados, como produtos e serviços da linha automotiva. Lojas com produtos e públicos específicos como farmácias e revistarias. Espaços destinados a serviços, como terminais eletrônicos bancários e loterias. Empreendedores individuais como chaveiros e engraxates. Pequenas empresas como manicures e cabeleireiros. Lojas de porte como sapatarias e boutiques, pizzarias e lanchonetes. O modelo de mercado “hiper” dá oportunidade a outros negócios criando um ambiente comercial. Expande e aumenta suas atividades, atrai novos clientes, fidelizam uma clientela. Pratica a comercialização de produtos próprios e de terceiros; a comercialização de serviços, tornando-se um administrador de um condomínio comercial, o hipermercado.
Algumas cidades ainda possuem ou preservam seus antigos mercados municipais. Locais onde pequenos produtores levam suas produções diariamente para ser comercializada com a população local. Andar pelos corredores de um mercado municipal leva a conhecimentos sobre hábitos e costumes do local. Hábitos do “dicumer” e do “dibeber”, da criação e da plantação, da cultura e da formação.
Feiras e antigos mercados em pequenas cidades ofereciam produtos de uma antiga classificação biológica dos seres vivos, os dois grandes reinos: dos animais e dos vegetais. As novas gerações comerciais de mercados oferecem serviços e produtos de uma nova classificação adotada com a evolução da biologia, agora em cinco grandes reinos, denominados como: moneras e protistas, fungos, animais e plantas.
Andar entre as gôndolas de um super ou hiper, um gama de informações e conhecimentos são oferecidos e ofertados nas prateleiras. Produtos em diversas modalidades de pesos, volumes e tamanhos. Desde a unidade ao atacado, dúzias e dezenas. Passando por diversas medidas de tamanhos e volumes, passando por litros e mililitros, por quilos e gramas, por metros e centímetros, raios e diâmetros. Embalados em potes e pacotes; latas, caixas e garrafas.
Órgãos e instituições governamentais de controles de pesos e medidas orientam os consumidores a denunciar produtos com quantidades ou conteúdos a menor dos que descritos na embalagem. Produtos já conhecidos e reconhecidos pelo público com embalagens novas e diferenciadas são obrigados por lei a informar novos ingredientes e novos componentes, novas adições e novas subtrações. Novos pesos e volumes de maneira clara, legível e destacada, a fim de evitar enganos por parte do consumidor, já habituado com a embalagem anterior. Todo comercio é obrigado por lei manter a vista e ao alcance do cliente o CDC, código de defesa do consumidor.
Cada produto alimentício, por exigência de lei, deve conter impresso na embalagem a sua composição e ingredientes; datas de fabricação e de validade, carimbos das inspeções sanitárias e públicas cabíveis ao produto. Percentuais lipídicos, teores de sódio e açúcares, valores calóricos. Informações importantes a dietas de hipertensos e diabéticos. SACs – Serviços de Atendimento ao Consumidor. Outras informações possíveis de serem encontradas: valores nutricionais, valores percentuais para dietas diárias de duas mil calorias ou outros referenciais nutricionais, totais e por porção Restrições a portadores de determinadas patologias. Modos e sugestões de preparos.
Produtos químicos e farmacêuticos possuem nomes vulgares e científicos, princípios ativos e antídotos. Datas anteriores e posteriores, descartes de embalagens e sobras de produtos. Informações básicas nas embalagens e mais detalhadas em impressos anexos. Outras informações podem estar contidas nas embalagens dos produtos: modos de preparos, posologias e diluições; condições de armazenagem, prazos de usos e desusos antes e depois de abertos. Destinados a bebes e crianças, jovens e adultos; de uso agrícola ou de uso animal e veterinário. Elementos e componentes nocivos á saúde e suas alternativas em casos de ingestão ou inalação acidental. Telefones de emergência e orientação médica.
Uma aula em cada embalagem que vai das compras ao local de uso ou consumo, aulas de química, física e biologia; contabilidade, administração e gestão. A gestão da qualidade e da validade, partir do que é colocado na prateleira da dispensa, do freezer ou geladeira, três ambientes, três temperaturas. Três prazos e três modelos de validades e condições de armazenamento.
Grandes mercados atacadistas e varejistas ainda proporcionam uma aula de controles de estoque, no vai e vem de empilhadeiras e paleteiras, movimentando mercadorias palatizadas do estoque para a área de comercialização. Movimentam mercadorias estocadas no piso ou em altas prateleiras suspensas, alcançadas por empilhadeiras. O trabalho de reposição é completado por funcionários próprios, ou representantes dos fabricantes de produtos oferecidos ao consumidor.
Depois da propedêutica entre gôndolas e corredores do hipermercado, entre baias e vagas no estacionamento, são as tarefas ou deveres levados para casa. A noção intuitiva de armazenar e administrar estoques em casa, a intuição do sistema PEPS, o primeiro que entra é o primeiro que sai. Produtos secos separados dos molhados, gelados e congelados, comestíveis e não comestíveis, para uso animal ou humano, de higiene ou de limpeza. Medicamentosos ou terapêuticos, de usos diferenciados.
Comunicologia: Produtos como leite em embalagens, em caixas, do tipo longa vida ainda carecem de uma observação e legislação na classificação. Três são as cores predominantes utilizadas nas embalagens, azul, verde e vermelho. Mas cada fabricante ou envazador do produto utiliza as cores com seu próprio critério, para indicar se o leite é integral, desnatado ou semidesnatado. A padronização de cores predominantes nas embalagens seria um fator importante para o consumidor ao escolher o tipo leite desejado


FIM (8)


Entre Natal e Parnamirim/RN ─  3/11/2013
Jornal de HOJE


Roberto Cardoso
(Maracajá)

Estrategista

Reiki Master & Karuna Reiki Master

023.1461.13 CMEC
Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN

Cientista Social
Jornalista Científico
Colunista em Informática em Revista

Indicação ao Premio colunista na publicação:
“Informática em Revista"

Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)







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