Diário
de bordo de
uma Caravela
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Na época dos descobrimentos,
os europeus lançaram-se ao mar em busca de especiarias, já que o caminho
terrestre estava impedido, com a tomada de Constantinopla. Temperos e
especiarias definiam seus gostos, suas tradições e seus conhecimentos; marcavam
as suas divisas territoriais e culturais. E navegando pelos mares, encontraram novas
terras e novos conhecimentos. Buscavam inicialmente um novo caminho para as Índias,
e a prova de que a Terra era redonda, assim aprendemos na história, assim foi
registrado em alguns livros. Com documentos de Pedro Alvares Cabral e Cristóvão
Colombo.
Mas podiam ter outros
objetivos, pois começavam um processo de globalização, aproximando os
continentes. E por navegar em mares nunca dantes navegados, enfrentaram novas
aventuras, e acabaram por adquirir novas informações, novos conhecimentos. Descobriram
novas doenças, novas causas e novas curas, como o caso do escorbuto, curado com
a ingestão e uso do limão, um item que passou ser necessário ter a bordo, entre
medicações e mantimentos, nas próximas viagens programadas. Descobriram novos costumes,
novos usos e novas especiarias.
Descobriram novas terras e
implantaram suas ideias e seus temperos. Levaram novos conhecimentos e
mercadorias para as terras encontradas, repetindo seus atos na viagem de volta,
expatriando mercadorias, das novas terras descobertas. Começaram com vegetais e
depois foram em busca dos minerais. Desmatamento e escavações, continuaram
pelos séculos seguintes. E com o conhecimento adquirido, com vegetais e
minerais explorados, pesquisados e transformados, hoje vendem conhecimento e tecnologia.
Do ferro fizeram o aço, da navegação marítima a navegação aérea, chegando a
navegação na internet. Agora estudam os ventos para vender conhecimento e
tecnologia. Insistem em um discurso de autossuficiência, para países em
desenvolvimento. Guardam para si as melhores partes do conhecimento, da
tecnologia e da economia.
Começaram com barcos pequenos
próximos a costa. Embarcaram em barcos maiores, e saíram em busca de
mercadorias. Primeiro costearam a África. Não fizeram nada de novo, a navegação
e o comercio marítimo já era de conhecimento dos Fenícios. Haviam trocas de mercadorias
no Mar Mediterrâneo, entre Europa, África e Ásia. E arriscaram enfrentar o
Atlântico. Mas levaram na bagagem algumas novidades, para navegar em lugares
desconhecidos. Poderiam encontrar animais da imaginação, ou povos selvagens e não
amistosos.
Embarcaram algumas novidades, em
suas caravelas, como a tinta e o papel; armas e pólvora. Estavam armados de
penas e tintas, com balas de armas e canhões, o uso bélico individual e
coletivo, para conquistar com a força e o conhecimento cientifico. Tinham como
símbolos a cruz e a espada (uma cruz invertida). Avistaram o Cruzeiro do Sul, e
podem ter imaginado estar no caminho certo. Seus mastros e seus símbolos
estampados nas velas, também tinham a forma de uma cruz. Aplicaram um recente
conhecimento denominado cartesiano, com dados marcados em uma cruz. A cruz o
maior legado de Jesus Cristo.
Precisavam fazer registros de
suas batalhas e seus feitos; suas conquistas. Precisavam retornar com notícias
e registros. Assim levaram a sua história, com conhecimentos bélicos e de
marinharia, e outros tantos conhecimentos. As caravelas se tornam um símbolo de
conhecimento com velas ao vento, tal como pensamento, que as vezes precisam de
um leme, um comandante e um timoneiro. As caravelas permitiram novos
conhecimentos, e transporte de mercadorias.
E agora uma Caravela partiu de
Natal, para navegar em outras praias no litoral ou no interior. Percorrendo mares,
rios e estradas. Tem a missão de conquistar novas terras com novos leitores,
com papel e tinta de tipografia. Na data de novembro de 2015, uma Caravela lançou-se
ao mar de informações e conhecimentos, capitaneada pelo comandante Torres Neto
e seus oficiais de bordo Peixoto e Azevedo. A caravela partiu com a bandeira
editorial Caravela Selo Cultural. E com registro de viagem número 1 do ano 1. Navegará
e trará notícias de outras plagas. Trará de volta novos conhecimentos. Conjugará
saberes e sabores.
A bordo seguiram personagens
com outras patentes, entre tripulantes e passageiros, com conhecimentos
diversos, de Alex Peixoto a Tacito Costa e algumas letras intermediarias do
alfabeto. Na bagagem cultural estavam embarcados conhecimentos e literaturas do
RN. Entre jornais e revistas, escritores e escritoras, muitos foram citados e
estudados.
A bagagem que segue a bordo da
Caravela é intelectual. As primeiras
caravelas transportavam mercadorias com objetivo do comercio, proporcionando
propriedades comerciais, instaladas nas cidades e nos portos. O conhecimento
estava com os comandantes das frotas. O comercio evoluiu, o volume de carga
aumentou e foram transportadas matérias primas. Matérias primas estas que
proporcionaram as indústrias, surgindo uma propriedade industrial e novos
conhecimentos. O conhecimento como mercadoria, a estratégia da informação e da
tecnologia.
A principal mercadoria atual é
a informação, que transformada produz um conhecimento. As informações estão
disponíveis nos meios de comunicação e arquivadas, transportadas em CDs, HDs e nas
mentes. E a mente de cada um com informações e conhecimentos é a nova indústria
de transformação, de informações em conhecimentos, produzindo novos
conhecimentos, um capital de propriedade intelectual.
Uma caravela com olhares cartesianos,
já que seu estaleiro foi na academia, com engenheiros navais, armadores, escritores
e editores, oriundos de faculdades e universidades. E podem levar na bagagem
seus certificados, seus diplomas e seus títulos, como armas para possíveis batalhas.
Com uma cruz fazem uma diagramação e uma escolha e artigos. Uma Caravela com
conhecimentos diversos partiu de Natal em sua viagem número 1. Fará um giro
pelas mãos, e navegará pela internet. É a revista Caravela, uma revista de
literatura potiguar.
Texto
para Revista Kukukaya:
RN, 20/04/16
por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq
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