EaD
– Riassunto
PDF
635
Textos
Anteriores
PDF 623 – EaD - Abstract
PDF 628 – EaD - Resumem
PDF 631 – EaD - Résumé
EaD – Educação a Distância.
Uma educação para uma formação de um aluno. Uma educação longe da classe e da
sala de aula; longe do ambiente escolar. Longe do professor, e longe das
bibliotecas e das livrarias; nas escolas e colégios, faculdades e universidades.
Longe dos quadros de avisos com informações diversas, sobre o que pode estar
acontecendo em outros cursos. Longe das informações que podem adicionar um
conteúdo. Longe das articulações políticas e das articulações de grupos de
estudos, com dia, hora e local combinados. Longe dos laboratórios. Longe dos
encontros nos finais de semana.
Longe dos fatos e das
histórias que formaram, construíram e evoluíram uma universidade. Longe dos
auditórios e dos históricos anfiteatros. Longe do pátio e longe da lanchonete
ou da cantina, locais para uma conversa descontraída. Longe dos confrontos de
ideias com outros alunos, outros grupos e outros professores. O aprimoramento
do olhar cartesiano afinando uma experiência, uma especialização e uma vocação.
O aluno focado em telas institucionais, com conteúdo escolhido, pelos
mantenedores, da página e da instituição. E a tela com imagens e comandos em
dois eixos.
Uma formação longe dos mestres
e longe dos orientadores de TCCs e de monografias; longe de orientadores das
teses e das dissertações. Longe das participações de um pós-doutorado. Longe de
tudo e de todos, a necessidade de descobrir caminhos por conta própria.
Caminhos de conteúdos extracurriculares, a intuição da denominada busca com
trabalhos de extraclasse.
E assim foi a formação de
Antônio Gramsci, político e escritor que nasceu, viveu e morreu na Itália
(1891/1937). Longe de tudo e de todos, fez sua formação, a sua autoconstrução.
Escolheu suas próprias bibliografias, suas fontes de consulta e de conhecimento.
Isolado do mundo e centrado em sua mente. Encarcerado em celas e prisões, fazia
contatos com a informação do lado de fora. Adquiriu um conhecimento por livros,
jornais e revistas, que conseguia que chegassem no seu cárcere, em variadas
prisões. Ainda que filtrados pelos sistemas de investigação, controle e
segurança.
Com cadernos escolares fez as
suas anotações. Das suas anotações chegou a conclusões que também foram
anotadas em cadernos. Construiu sua grade de horários e seu currículo. Escolheu
suas disciplinas e seus professores, na modalidade de jornalistas, escritores e
autores.
Entre Natal/RN e Parnamirim/RN,
02/05/16
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq
|
|
Textos
anteriores:
Texto 1: EaD - Abstract
http://www.publikador.com/estudos-academicos/roberto-cardoso/ead-abstract
Texto 2: EaD - Resumen
http://www.publikador.com/cultura/roberto-cardoso/ead-resumen
https://xananasblog.wordpress.com/2016/04/25/ead-resumen/
http://digestaodainformacao.blogspot.com.br/2016/04/ead-resumen.html
Texto 3: EaD - Résumé
http://www.publikador.com/cultura/roberto-cardoso-(maracaja)/ead-resume
https://xananasblog.wordpress.com/2016/04/28/ead-resume/
Texto 4: EaD – Riassunto
PDF 635
Textos Anteriores
PDF 623
– EaD - Abstract
PDF 628
– EaD - Resumem
PDF 631
– EaD - Résumé
|
Texto
postado em:
RN, 02/05/16
por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq
Plataforma Lattes
Produção Cultural
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário