segunda-feira, 2 de maio de 2016

EaD – Riassunto



EaD – Riassunto

 PDF 635



Textos Anteriores

PDF 623 – EaD - Abstract

PDF 628 – EaD - Resumem

PDF 631 – EaD - Résumé



EaD – Educação a Distância. Uma educação para uma formação de um aluno. Uma educação longe da classe e da sala de aula; longe do ambiente escolar. Longe do professor, e longe das bibliotecas e das livrarias; nas escolas e colégios, faculdades e universidades. Longe dos quadros de avisos com informações diversas, sobre o que pode estar acontecendo em outros cursos. Longe das informações que podem adicionar um conteúdo. Longe das articulações políticas e das articulações de grupos de estudos, com dia, hora e local combinados. Longe dos laboratórios. Longe dos encontros nos finais de semana.

Longe dos fatos e das histórias que formaram, construíram e evoluíram uma universidade. Longe dos auditórios e dos históricos anfiteatros. Longe do pátio e longe da lanchonete ou da cantina, locais para uma conversa descontraída. Longe dos confrontos de ideias com outros alunos, outros grupos e outros professores. O aprimoramento do olhar cartesiano afinando uma experiência, uma especialização e uma vocação. O aluno focado em telas institucionais, com conteúdo escolhido, pelos mantenedores, da página e da instituição. E a tela com imagens e comandos em dois eixos.

Uma formação longe dos mestres e longe dos orientadores de TCCs e de monografias; longe de orientadores das teses e das dissertações. Longe das participações de um pós-doutorado. Longe de tudo e de todos, a necessidade de descobrir caminhos por conta própria. Caminhos de conteúdos extracurriculares, a intuição da denominada busca com trabalhos de extraclasse.

E assim foi a formação de Antônio Gramsci, político e escritor que nasceu, viveu e morreu na Itália (1891/1937). Longe de tudo e de todos, fez sua formação, a sua autoconstrução. Escolheu suas próprias bibliografias, suas fontes de consulta e de conhecimento. Isolado do mundo e centrado em sua mente. Encarcerado em celas e prisões, fazia contatos com a informação do lado de fora. Adquiriu um conhecimento por livros, jornais e revistas, que conseguia que chegassem no seu cárcere, em variadas prisões. Ainda que filtrados pelos sistemas de investigação, controle e segurança.

Com cadernos escolares fez as suas anotações. Das suas anotações chegou a conclusões que também foram anotadas em cadernos. Construiu sua grade de horários e seu currículo. Escolheu suas disciplinas e seus professores, na modalidade de jornalistas, escritores e autores.



Entre Natal/RN e Parnamirim/RN, 02/05/16

por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq




Textos anteriores:

Texto 1: EaD - Abstract

http://www.publikador.com/estudos-academicos/roberto-cardoso/ead-abstract

Texto 2: EaD - Resumen

http://www.publikador.com/cultura/roberto-cardoso/ead-resumen

https://xananasblog.wordpress.com/2016/04/25/ead-resumen/

http://digestaodainformacao.blogspot.com.br/2016/04/ead-resumen.html 

Texto 3: EaD - Résumé

http://www.publikador.com/cultura/roberto-cardoso-(maracaja)/ead-resume

https://xananasblog.wordpress.com/2016/04/28/ead-resume/



Texto 4: EaD – Riassunto

PDF 635

Textos Anteriores
PDF 623 – EaD - Abstract
PDF 628 – EaD - Resumem
PDF 631 – EaD - Résumé



Texto postado em:







RN, 02/05/16

por
Roberto Cardoso (Maracajá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário