sexta-feira, 15 de abril de 2016

Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 3






Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 3
PDF 624



Lula a caminho da produção cientifica – o TCC, a monografia e a tese. E por fim os trabalhos de pós doc. A produção da própria literatura; sem obedecer tantas regras, ditadas pela academia. Escapando do estilo literário cientifico.

PDF 624



Mas quis a sociedade entender e impor, que o saber e o conhecimento são adquiridos com alunos sentados, e um professor com a palavra franqueada. O domínio pela posição do professor que pode circular pela sala, enquanto os alunos (a-lunes, seres sem luz), precisam ficar sentados e olhando para frente, todos olhando para a lousa e o professor, a luz no final do túnel. O professor que dispõe de uma mesa, onde pode observar toda a sala, a partir de um ponto estratégico. E ao final do curso o aluno recebe um papel, com o aval de um professor, garantido e registrando por escrito o seu conhecimento, por um documento, um certificado ou um diploma, tornando-se mais valoroso pela empresa, a escola, que o proporciona.

Pelo olhar das leis do direito, o acusado não tem obrigação de gerar provas contra si. E o aluno (a-lunes), na condição de um réu que não domina um determinado conhecimento, periodicamente deve gerar uma prova escrita, de próprio punho, descritiva ou simplesmente assinada, expondo os seus saberes e o seu conhecimento, para que um professor em uma condição privilegiada, uma posição de domínio, possa afirmar o que o aluno sabe, e o que o aluno não sabe, baseado em seus critérios e pontos de vistas. Por avaliações orais ou escritas, individuais ou em grupo, em classe ou extraclasse, na escola ou na rua, no papel ou no computador. In vitro. Com técnicas controladoras e assistidas.

Mas o principal papel entre os papeis recebidos em uma escola, é o primeiro, afirmando que o aluno é alfabetizado, sabendo ler e escrever. Com a ferramenta de entender o código de letras, poderá buscar outros e novos conhecimentos. A alfabetização como a chave dos livros. E a escola ou colégio, utiliza outras estratégias para manter o aluno sentado, de olhos vidrados em outros professores. O aluno assume um não conhecimento, autorizando a ser avaliado em testes e provas. A dominação reconhecida e autorizada.

E o professor retirando argumentos, teorias e conceitos de livros, artigos e outros documentos.  Com recortes da história, cozendo e construindo uma trama, uma colcha de retalhos, para contar uma história. Das provas e testes fizeram a sua palmatória, atribuindo conceitos e notas. A dominação sobre o outro com um conhecimento adquirido. E quem não tem um conhecimento, precisa acreditar no que diz aquele que o adquiriu, ainda que com seus próprios pontos de vistas. O aluno como um réu diante do professor juiz, cria provas do seu conhecimento, avaliado com notas de zero a dez. Tendo a classe como testemunha, e o conselho de classe como corpo de jurados.

O professor agora saiu da sala, agora está do outro lado da janela (Windows), e é possível fazer uma faculdade a distância na modalidade EaD. O aluno perdeu o único contato que tinha com o professor, e a permissão de falar, levantando o dedo. A estrutura educacional livrou-se do aluno, que faz perguntas, questiona modelos e traz problemas. Gasta agua e luz, ocupa as instalações que precisam de reparos e manutenção. Ao manter um aluno a distância é possível diminuir custos e aumentar os lucros. E o ex-aluno bem-sucedido servira para sempre como louros de vitória da instituição de educação, como formadora do aluno. Mas Bourdieu (1930-2002) já nos informou e afirmou que depois de cinco anos de formado, não importa mais a instituição educacional onde obteve um diploma, é o profissional quem está ali, construindo a si próprio.

Só muda de ano, só passa de ano, ou de série aquele que obedeceu ao pensamento do professor. O professor que foi formado no mesmo caminho, com a mesma cartilha. E o aluno precisa cumprir a via sacra, presencial, semipresencial ou a distância, de primeiro, segundo e terceiro grau, para então entrar na seara da pós-graduação, destacar-se entre os graduados, com especialização, mestrado e doutorado. E enfim o pós-doutorado, a soltura dos grilhões educacionais, as algemas da avaliação.

Enfim a liberdade de fazer suas escolhas. Depois do TCC, da monografia, da dissertação e da tese, a chegada ao pós-doutorado. A chegada no plano astral sem mestres ou professores, sem orientador ou co-orientador. Talvez um tutor, indicando os passos de uma seara desconhecida, a dominação é eterna, é necessário pelo menos uma testemunha, um acompanhante como tutor, um orientador dos passos desconhecidos em outra cidade ou universidade, e até outro estado ou pais. E sem banca avaliadora para dizer o que está certo ou errado, o que pode e o que não pode, mais as possíveis e impossíveis sugestões de literatura, o denominado levantamento bibliográfico. E sugestões para que o trabalho seja publicado. Um trabalho que pode render alguns artigos. Daí uma nova guerra, com as batalhas contra os grupos detentores de um poder em uma revista cientifica, os denominados consultores ad hocs, os que mandam na revista, separando e escolhendo, o que pode ou não pode ser publicado.

A liberdade de usar a própria bussola, escolhendo seus próprios norteamentos, ou suleamentos como disse Paulo Freire, afirmado que nortear é olhar para o Norte, onde se encontra os EUA. A liberdade de criar a própria modalidade de analise ou de pesquisa, a formação e formatação do trabalho. Só será preciso usar as regras de ABNT ou as normas de Vancouver, para publicações em revistas, para o entendimento daqueles que só conhecem e só admitem estas regras, usadas na modalidade literária denominada de cientifica. Não conhecem a licença poética. Só admitem a validade da poética, ao estudar um poeta popular e sua produção, e vão procurar regras e teorias para justificar, o que está na boca do povo.  Tal como fizeram com o cordel, uma manifestação popular. Estabeleceram regras de formatação para dizer o que é e o que não é cordel. A apropriação da academia, da propriedade criativa e intelectual do povo.

No pós-doc, a oportunidade de escolher uma teoria do conhecimento, do idealismo platônico ao realismo de Aristóteles; do olhar cartesiano ao empirismo anglicano; dos ideais de Kant ao pragmatismo, chegando a fenomenologia. Do conhecimento teórico ao conhecimento empírico, criando a própria epistemologia, com critérios, limites e alcances. Criar e formular teorias, defender pontos de vistas.

Esquecendo os ismos, perceber que prosa ou poesia, e até cordel também contém conhecimento. Transmitem ideias e pensamentos. Assim como os gestos que não seguem normas de comportamento. O passa a passo para não perderem o compasso ao seguir seus passos. A trilha de sementes deixada no caminho, para o que venham atrás não busquem atalhos, e se percam no caminho.

Até mesmo nas ruas existem informações e conhecimentos com outros tipos de linguagem (Komunicologie), em placas metálicas ou de acrílico, ou com tintas no piso e no asfalto. Lâmpadas acesas ou apagadas com cores diferenciadas, estáticas ou em movimento.



Entre Natal e Parnamirim, 15/04/16

por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq
Maracajá





Texto publicado em:

PDF 624 - Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 3




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PDF 623 – EaD - Abstract


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PDF 594 - Lula a caminho da produção cientifica – o TCC
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PDF 595 - Lula a caminho da produção cientifica – a Monografia
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PDF 597- Lula a caminho da produção cientifica – a Tese
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PDF 605 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 1
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PDF 607 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 2
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