INFORMATICA EM REVISTA
Ano VII
- Nº 75 | Natal/RN | Outubro 2012 |Pag. 31
Outubro/2012, um ano do falecimento
de Steve Jobs, homem determinado e obsessivo, focado em seu trabalho, encarou
situações difíceis, trabalhando e procurando informações, estudando e gerando
alternativas, foi um visionário e um empreendedor.
Buscou variadas soluções e
oportunidades para alcançar seus objetivos. Trabalhou em equipe desde
articulações com amigos dos tempos de colégio à sedução. Era um grande sedutor
quando necessário (Exame Info, out/ 2011).
Fazia as perguntas certas às
pessoas certas nas horas certas, nos lugares certos e com o produto certo. Usou
de marketing pessoal à espionagem industrial nada era injustificável para
alcançar o que queria. Segundo Woolfe ao trabalhar com um propósito, o trabalho
toma outra dimensão e torna-se mais inspirador. Para alcançar um propósito é
preciso ter uma noção geral e contínua do processo. Ser um estrategista com
poder, propósitos e princípios (Patel, 2007). Facilitando a detecção de erros
em qualquer fase de um processo. E o propósito de Jobs era mudar o mundo e
deixar uma marca no Universo (Revista Veja, out/2011).
Jobs foi um homem desafiador,
religioso e, intuitivo. Tão revolucionárias foram as suas influencias sobre os
comportamentos das pessoas, e das empresas. Desafiou John Sculley a ter um
propósito, convencendo-o a sair da Pepsi e ir para uma empresa com poucos
recursos e de nome pouco reconhecido. Não ofereceu mais dinheiro nem segurança,
ofereceu um propósito: a chance de mudar o mundo. Salientou a Sculley que o que
ele fazia era fabricar cada vez mais “água açucarada”, enquanto na Apple, teria
a chance de mudar radicalmente a maneira de como o mundo se comunica, aprende e
troca informações (Woolfe, 2009).
Lideranças só conseguem unificar
esforços e levantar somas de capital com uma noção inabalável de propósitos
Quando um líder se dedica a um propósito, e quando todas as tropas veem que sua
dedicação é inabalável e verdadeira (Woolfe. 2009).
Nos anos 1970 os EUA elegiam Carter
para presidente. Com o dinheiro da venda de um furgão e uma calculadora a Apple
foi fundada numa garagem, por Steve Jobs e dois amigos. Um deles, Wozniak já
produzia artesanalmente o Apple I. No ano de 1977 Wayne vendeu sua parte na
Apple à Jobs e Wozniak, neste mesmo ano a empresa recebeu US$ 250 mil de um
empresário e começou a produzir o Apple II, o primeiro computador com um drive
externo de disquete.
Em 1979 Jobs e alguns engenheiros
visitam a Xerox e conhecem o percussor do mouse, chegaram a novas
conclusões. Em 1980 é lançada o Apple III, que fracassou e milhares de unidades
precisaram ser reparadas. Começa a guerra entre Irã e Iraque, John Lenon é
assassinado em NY, a Big Apple. Homenageando a filha Steve Jobs o Lisa é
lançado em 1983, primeiro computador comercial com interface gráfica, em 1984
em um comercial de TV na temática do livro 1984 de Orwel. Em 1989, ano da queda
do muro de Berlin, a Apple lança o Macintosh portable.
Diante de tantos lançamentos e
tanta revolução e evolução tecnologia mal temos tempo de parar e pensar.
Refletir sobre o que acontece a nossa volta, o mundo não é mais o mesmo, tudo é
muito rápido. O século XX terminou em 1991 (Eric Hobsbawm).
A maçã é um símbolo grego da
antiguidade na lenda de Géia a Mãe Terra. Simboliza a imortalidade, a beleza, a
bondade e a renovação (Conway, 2004). Adão e Eva, Isaac Newton e Steve Jobs, se
utilizaram deste símbolo e mudaram a história.
Texto by
Roberto
Cardoso
(Maracajá)
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