sábado, 5 de abril de 2014

Crônica de uma foto

Crônica de uma foto



















Tinha algo inscrito naquele olhar, naquele canto esquerdo da boca. Algo ou alguma coisa ela quis expressar, transbordar, ultrapassar os limites da foto. Uma mensagem, algumas palavras, de um momento ou de um sentimento. Aquele mínimo encostar dos lábios, provocando uma leve ascensão dos lábios unidos. Naquela junção dos lábios denominada como comissura labial, ela fez o traço do desenhista que quer expressar uma emoção do seu personagem em seus dibujos e cartoons.

A pressão exercida pelos lábios superior e inferior provocou uma pequena alteração nas chamadas covinhas do rosto. As covinhas reconhecidas, realçadas e destacadas com um sorriso, por mais simples e sutil que seja. Covinhas são marcas registradas de alguns, tal como sinais, como aquele bem discreto logo abaixo do lábio inferior. Um conjunto de pequenos detalhes marcando um leve sorriso, somado a um olho encoberto pela madeixa que escorria pelo rosto com cabelos lisos, e com traços metálicos preciosos.

Um olhar penetrante, fixo, ligeiramente desviado do centro da foto. Respiração e expressão estática. Com certeza um firmar e um olhar para não perder o foco do ato e da câmera fotográfica que devia estar segurando para fazer um autorretrato. Pescoço levemente inclinado desfazendo uma simetria ortogonal dos retratos para documentos. Uma inclinação necessária e suficiente para a madeixa encobrir parcialmente o olhar. E naquele momento um flash ficou registrado na sua retina e na sua mente.

O corpo tem suas falas e suas linguagens. E a fotografia congela um momento, um instante. As fotografias congelam e eternizam os gestos, os jeitos e os trejeitos do retratado com imagens e mensagens.

Pequenos detalhes percebidos por um simples ato de mudar, e trocar a foto do perfil. Um ato que reflete e transfere para uma rede social o novo estado emocional, o estado de espírito de cada um, naquele momento. A partir daquele momento até que novas mudanças ocorram de dentro para fora e uma nova imagem surja com mensagens de que ela mudou a foto de perfil.




Entre Natal e Parnamirim/RN ─  06/04/2014









Roberto Cardoso
(Maracajá)



Nenhum comentário:

Postar um comentário