domingo, 25 de agosto de 2013

A usurpação da ciência (4)


A usurpação da ciência (4)

 

A ciência se apropria de fatos, conceitos e temas da religião. Cria uma roupagem nova, faz uma serifação e determina que o empirismo testado por diversas vezes em laboratório seja denominado como ciência, um produto de pesquisas, relatos e comprovações. Algo que alguém observou, analisou e tabulou, cientificou.

A ultima grande conceituação do mundo é o conceito de gestão da qualidade, onde as pessoas e as empresas buscam ser cada vez melhores. Desde o menor ao mais alto escalão empresarial, de insumos a exsumos. E se a empresa não vai ao consultor, o consultor vai a empresa descobrir os mistérios da montanha. A cruz esquadrinha, desenha e planifica. Planeja e analisa resultados, serve de régua e transferidor, esquadro e compasso.

O conceito de gestão da qualidade pratica um ato religioso a cada momento de inovação, melhora e ajustes. Cada momento, cada etapa do processo é analisada, comparada e retificada. Um estudo de tempos e movimentos, uma liturgia das horas.

A cada dia e a cada momento devemos ser melhor, se nós como pessoas, como funcionários, ou como colaboradores, podemos ser melhores a empresa também será melhor, e então poderá melhor atender consumidores e contribuintes. Com todas as empresas melhores, teremos um mundo melhor. O homem ao final do dia e a indústria no final da produção. Crescer e multiplicar, perdoar e evoluir.

A missão de uma empresa deve ser algo inalcançável, se a missão é inalcançável estaremos sempre em busca incessante de algo desconhecido, de melhores resultados, melhores produtos. O homem busca Deus tentando ser melhor para alcançar o céu. Os produtos buscam uma maior validade com melhor qualidade enquanto o homem busca a vida eterna.

O Universo criado por Deus vive em uma aparente harmonia e sobrevive pelo caos. O homem tenta prever o futuro, e estabelecer parâmetros, mas não consegue. A visão de uma empresa é tentar prever o futuro, o mais acertado possível. Um mercado financeiro ou comercial pode estar em equilíbrio em um determinado momento. Mas fatos imprevisíveis, como políticos, bélicos ou meteorológicos afetam bolsas de valores ou de mercadorias.

Um produto é um bem criado pelo homem e se Deus procurou fazer um homem perfeito a sua imagem e semelhança, o produto feito pelo homem também deve ser perfeito, da maneira que foi concebido para ser. Para isto existem os critérios de inspeção e qualidade. Um produto ao confessar um pecado deve se penitenciar e voltar para a linha de produção, não havendo possibilidade de reaproveitamento será descartado e lançado no descarte, o lixo, dependendo do produto pode até ser incinerado, para evitar contaminação do processo. Tal como povos antigos que descartavam filhos nascidos com defeito físico. Hoje existem testes laboratoriais pós-parto para antecipadamente descobrir falhas genéticas e antecipar o processo de tratamento.

A análise PDCA funciona como um ato de benzer cada momento inicial e cada momento final do processo industrial. O PDCA é simbolizado graficamente como uma cruz formada no centro de uma circunferência, indicando e marcando o espaço e o tempo, com o movimento dos ponteiros de um relógio e em um espaço limitado, um espaço circunferencial sem início e sem fim.. Em breve esqueceremos a simbologia do relógio analógico com mostradores e ponteiros, pois só haverá relógios digitais.

A análise SWOT tenta prever fatos certos e incertos, internos e externos, os externos são sempre imprevisíveis. SWOT é a analise do visível e do invisível, do concreto e do abstrato.

 

Jornal de HOJE

 
Entre Natal e Parnamirim/RN ─  25/08/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
023.1461.13
CMEC - Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN
Cientista Social
Jornalista Científico
Colunista em Informática em Revista
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
 
 
No período de julho/2013 a outubro/2013 estou concorrendo ao PREMIO DESTAQUES DO MERCADO na categoria Colunista em Informática na publicação Informática em Revista.
 
Pela avaliação parcial estou em segundo lugar na categoria.
 
A votação poderá ser feita usando um e-mail por mês. Após a votação espere o retorno do e-mail para validação do voto. Só após a validação é que o voto é computado
 
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário