sábado, 10 de agosto de 2013

A usurpação da ciência (1)


A usurpação da ciência (1)

 

A ciência se apropria de fatos, conceitos e temas da religião. A ciência do direito se apropriou do código de Hamurabi (a.C.), e das leis mosaicas (a.C.), descritas na Bíblia, para construir seus atuais códigos penais e comportamentais. Os conceitos éticos de comportamento profissional e social vão pelos mesmos caminhos, um caminho díscipular. O direito é a ciência que resiste e sobrevive ao tempo desde a era de Levi e Leviticos, vai se acomodando e se aprimorando, de acordo com o momento cultural e histórico.

A arquitetura que construiu e edificou o mundo antigo evoluiu, especializou-se, e dela formaram-se as engenharias, as ciências denominadas da tecnologia, a que abarca as outras, enquanto não são reconhecidas. A engenharia constrói e destrói o mundo, a engenharia vai e forma discípulos e especialistas. E os engenheiros da torre de Babel espalharam-se pelo mundo, falando línguas diferentes, cada qual com a sua especialidade. O tratado de arquitetura de Vitruvio (a.C.), persiste como embasamento teórico até hoje.

Com a história épica do dilúvio e de Noé (a.C.), aprendemos a construir galpões para abrigar os animais das intempéries anunciadas pelos céus. Casais de animais servem para procriar e aumentar a criação, e basta construir um abrigo que os animais saberão que a tempestade se aproxima e procurarão se abrigar. Quando o céu clareia e Sol reaparece, as águas baixam e já é possível soltar os animais.

Noé olhou para o céu e avaliou que ia chover, tal como o sertanejo faz até hoje. Com uma audição apurada Noé pode ter previsto o rompimento de uma represa com o excesso de chuva. Talvez a repetição dos fatos o tenha feito tomar uma decisão, construir um abrigo para seus animais e sua família, a mensagem vinda dos céus incentivou sua decisão. O espaço de tempo entre o início e o fim da construção da arca foi o seu cronograma, projeto e construção concluídos no prazo determinado.

Hoje a meteorologia e climatologia fazem a previsão do tempo com satélites que giram ao redor da Terra acima das nuvens e como deuses antecipam as condições de tempo que são informadas em alertas aos criadores e agricultores. É comum ver em redes sociais a citação de que a Arca de Noé foi construída por um leigo e o Titanic por técnicos especializados. Tudo começa pela observação e pelo empirismo.

A ciência meteorológica aprendeu inicialmente a classificar as nuvens e avaliar a direção e a velocidade dos ventos. Militares e escoteiros em acampamentos avaliaram a direção da fumaça de uma fogueira, e associaram ao tempo consecutivo. Com experimentos domésticos intuíram-se as diferenças de pressões entre regiões, criou-se as medições barométricas. Boa parte do conhecimento existente hoje partiu das necessidades do militarismo, o telefone celular e a internet são os exemplos mais claros na atualidade. A briga entre o bem e o mal produz um conhecimento.

As profissões existentes na atualidade partiram de um triangulo de base, formado pela medicina, direito e engenharia, três necessidades básicas dos seres atuais e do homem primitivo, nas mais remotas e atuais épocas: saúde, posse e moradia.

O cientificismo se apossou da cruz e construiu um gráfico, fez uma relação de espaço e de tempo, inseriram dados ou informações, e batizou o par de retas ortogonais de eixos cartesianos fazendo uma referencia a René Descartes que ficou célebre pela frase, cogito ergo sum, penso logo existo.

 

Publicado:
Jornal de HOJE | Natal/RN | 05/08/13

 
Entre Natal e Parnamirim/RN ─  04/08/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
023.1461.13
CMEC - Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN
Cientista Social
Jornalista Científico
Colunista em Informática em Revista
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
 
 
No período de julho/2013 a outubro/2013 estarei concorrendo ao PREMIO DESTAQUES DO MERCADO na categoria Colunista em Informática na publicação Informática em Revista. Pela avaliação parcial em agosto, estou em segundo lugar na categoria.
 
A votação poderá ser feita usando um e-mail por mês. Após a votação espere o retorno do e-mail para validação do voto. Só após a validação é que o voto é computado
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário