quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Duas datas que não terminaram em pizza


Duas datas que não terminaram em pizza

 PDF 494
 
 
Duas datas, relativas a dois Alves, Agnelo e Carlos Eduardo, datas que não terminaram em pizza. Comportamentos e declarações tornam Carlos Eduardo, uma biografia viva em memória do pai. Perpetua-se um nome pelas suas obras, pelas lembranças, por condecorações e por comemorações relacionadas a ele. E quem sabe poderíamos lembrar de alguém, por seus gostos e suas pizzas. A ANL deu novo passo ressuscitando seu imortal, na tal cidade onde viveu, criando uma tal medalha alusiva.
Aconteceu a presença matutina de Carlos Eduardo Alves na ANL Academia de Norte-rio-grandense de Letras, tecendo histórias e lembranças a Agnelo Alves, o jornalista AA. Mais uma vez Carlos Eduardo esteve presente na ANL em memória a cadeira e a carreira de seu pai. E cada vez que Carlos Eduardo entra na Academia, vem-lhe à mente, alguma lembrança de seu pai, principalmente uma, como o dia que Agnelo ingressou naquela academia. E ao final do evento de posse, convidou seu filho Carlos Eduardo para sair, e comer uma pizza. O dia que não terminou em pizza, que por estar com uma indisposição momentânea, Carlos Eduardo sugeriu outro dia.
Carlos Eduardo esteve recentemente na Academia (21/09), e voltou outro dia (28/09), tendo oportunidade de citar o tal fato da pizza, aos presentes diante uma mesma mesa, o fato de não ter aceitado o convite, e não ter ido naquela data fazer a comemoração com uma pizza. Uma pizza que hoje não tem como lembrar, o tipo que seria escolhido, com o aroma e o sabor, em um espaço reservado, comemorando aquele longínquo dia. Não terminou em pizza aquele dia. Hoje não há como descrever o momento, o local e a pizza, um dia que não teve nem pizza e nem crônica, sem descrever e sem como contar, não há como lembrar.
Resta lembrar que uma pizza tem a grande participação dos que a vão consumir, diferente de outros pratos do cardápio, que tem total participação do cozinheiro. O pizzaiolo ou cozinheiro segue à risca o que deve estar escrito e descrito sobre a pizza, e em suas margens. Podendo ser escolhido coberturas variadas e bordas recheadas. Uma pizza é como um texto escrito em cima de uma massa, tal como as letras e palavras dispostas sobre o papel. Com cores, gramaturas e texturas diferentes. Um texto ou pizza depois de prontos, resta uma degustação, com interpretações e sabores.
A última visita de Carlos Eduardo a Academia (28/09), também não terminou em pizza. Terminou como se começa o dia, com um café da manhã anunciando a medalha AA de Agnelo Alves. Embora houvesse sobre a mesa, ingredientes para uma pizza. A ANL tornou público, entre o público presente, a instituição da medalha AA. Uma medalha direcionada a jornalistas. Aqueles que produzem notícias, produzindo uma literatura recente.
Uma medalha para novos jornalistas com novos jornalismos, novas visões coerentes com as novas tecnologias da informação. Um novo tempo de fluir e construir notícias. Notícias que não simplesmente produzem relatos de fatos acontecidos ou por acontecer, mas podem produzir informações que geram conhecimentos, inclusive sobre momentos não acontecidos, e pizzas.
 
 Em 29/09/15
Entre Natal/RN e Parnamirim/RN
 
 
 
 
Outros textos:
 
 
 
 
 
http://jornaldehoje.com.br/search/roberto+cardoso
 
 
Texto publicado em:
 
Texto relacionado: Jornalismo AA
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário