Avião
midiático (parte 3)
Uma lição de komunikologia
(Fly three)
O símbolo da cruz começa sua
jornada com a crucificação de Jesus Cristo. Paulo percorre o mar Mediterrâneo
anunciando as Boas Novas, divulgando a cruz e o cristianismo. As Cruzadas em
nome de alguns, promoveram massacres em nome da religião. A cruz do bem e do
mal, a cruz e a espada, pelo bem e pelo mal. Tudo depende do posicionamento e
uso das duas retas cruzadas. Empunhando como espada para uma batalha, ou
estampando como uma cruz para a religião.
Portugueses e espanhóis com
mastros em forma de cruz atravessaram o oceano em busca de novas terras, novas
ideias e novas conquistas. Os primeiros portugueses aviadores estamparam a
mesma Cruz de Cristo que foi estampada nas caravelas, os símbolos do
cristianismo navegaram estampados em caravelas e naus. Nas caravelas e naus elas
foram estampadas em suas velas, e nos aviões em suas asas e lemes.
Assim como os portugueses
foram pioneiros na navegação marítima em descobrir novas terras, também foram
pioneiros na navegação para atingir as mesmas terras, um dia descobertas. O
espírito de aventura e de conquista parece estar no sangue português. Primeiro
navegaram por mares nunca antes navegados, depois por ares nunca antes voados.
Das naus marítimas
chegaram-se as naus aéreas, da navegação marítima a navegação aérea. A cruz
alçou voo, com ajuda de Santos Dumont ela voou. A cruz viajou estampada nas
velas das caravelas que foi impelida pelos ventos, facilitando o deslizar dos
barcos, sobre as águas. A cruz sustentada pelo ar, correndo contra a direção do
vento voou.
A navegação marítima deixou
legados à navegação aérea. Um conhecimento adquirido e formado pela navegação. Normas
e critérios de navegação, visando segurança e conforto no voo. A começar pela
tripulação que conduz e dirige a nau, com o capitão ao seu comando, e o leme que
define uma direção. A denominação dos lados da embarcação ou da aeronave, e a
codificação de luzes que determinam o lado esquerdo e o lado direito, da
embarcação e do avião, foram preservados. (Kommunikologie II http://komunikologie.blogspot.com.br/2013/10/kommunikologie-ii.html). O porto e o aeroporto são os pontos que
marcam seus destinos e partidas, seus embarques e desembarques, seus abrigos
aguardando uma nova viagem, ou uma melhoria das condições de tempo.
Símbolos e siglas em cartas
de navegação aérea facilitam a localização de aeródromos: aeroportos e pistas.
Direcionamento de pistas e a distinção entre aeroportos militares ou civis, de
uso particular ou comercial. Códigos e siglas em mensagens entre o avião e os
sistemas de controle de trafego aéreo tornam mais seguros os voos.
Luzes avistadas por um navio
indicam um povoamento. Sinais de luzes indicam o início da pista de pouso.
Sinais na pista indicam um espaço para aeronave tocar o solo, e um espaço para
reduzir a velocidade até parar. Grandes e pequenos aeroportos possuem símbolos
e siglas espalhadas pelas pistas de pouso e pistas de manobra. Símbolos que
orientam comandantes a chegar ao terminal de passageiros e/ou cargas. A
navegação marítima se utiliza de boias coloridas para emitir uma informação para
a embarcação, para que chegue ao local de carga e descarga.
Um profissional experiente em
manobras no porto acompanha o navio até o ponto de atracação. Durante as
manobras de taxi no pátio do aeroporto, um funcionário com duas bandeiras, nas
mãos, ou duas lanternas, faz sinais para orientar a manobra de parada, e
estacionamento da aeronave. Avião estacionado, rodas calçadas, outro
funcionário fala diretamente com o piloto, por um comunicador baixado de bordo
para o solo, tal como a ave que Noé soltou. Antes de abrir as portas e qualquer
desembarque, informações são trocadas, na pista entre a tripulação e a equipe
de operação e manutenção. Só depois da confirmação de mensagens, recebidas por
um pássaro que trouxe um ramo vegetal é que Noé abriu as portas da arca.
Navio atracado e amarrado, então
sobem representantes da saúde e da receita para obter informações de bordo e
levar notícias da terra.
No terminal de passageiros, do
aeroporto, telas com siglas e números informam chegadas e partidas, com horários,
numero do voo e nome da empresa aérea. No terminal de passageiros de um porto,
o volume de viagens pode ser mais reduzido, assim como as informações expostas.
Rio de Janeiro, 06 de
outubro de 2014.
Roberto Cardoso
Desenvolvedor
de Komunicologia
Texto disponível em:
Avião midiático (parte
1)
Avião midiático
(parte 2)
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